Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Estamos conectados, vivemos em rede e, desta forma, devemos ser responsáveis por tudo o que cativamos. É assim que pensamos e agimos. Como organização compreendemos que somos um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interagimos e do qual dependemos. Por meio de um comportamento ético, transparente e integro com nossos valores, buscamos nosso sucesso econômico-financeiro com o mesmo compromisso que respondemos pelos impactos de nossas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Melhorar as condições de vida, tanto as atuais quanto para as gerações futuras, faz o nosso propósito mais pleno e realizador.

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Prátika, para a realização de seu propósito, é uma empresa que mobiliza pessoas. Assim, respeitar os direitos humanos e o meio ambiente e promover o desenvolvimento social são fatores imprescindíveis para sua sobrevivência e crescimento sustentável. Neste contexto, a Prátika se compromete a:

  • Respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Não se envolver ou apoiar a utilização de trabalho infantil, de trabalho forçado e de atitudes discriminatórias;
  • Promover ambiente seguro e saudável;
  • Proteger o meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais negativos;
  • Cumprir as leis trabalhistas, zelando por uma remuneração justa e realizada com pontualidade;
  • Engajar-se em atividades sociais;
  • Possuir uma conduta ética e respeitosa;
  • Promover a integridade e a transparência, não se envolvendo com corrupção, fraudes e outras ações ilícitas;
  • Estimular as pessoas a assumirem um papel ativo na transformação da sociedade para um mundo melhor.

POLÍTICA AMBIENTAL

Consciente do seu papel social na preservação do meio ambiente e da vida, bem como, visando seu crescimento de forma sustentável, a Prátika se compromete a:

  • Atender a legislação ambiental aplicável e aos requisitos de clientes e dos sócios;
  • Melhorar continuamente o seu desempenho ambiental;
  • Contribuir com a transformação das pessoas, conscientizando colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade sobre a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente;
  • Educar seus funcionários para que atuem com a devida responsabilidade ambiental;
  • Consumir recursos naturais de forma consciente e prevenir a poluição.

Usamos a simplicidade como guia de nossas ações. Nossos colaboradores são instruídos e estimulados para usar conscientemente os recursos naturais, para respeitar a diversidade e para evitar qualquer forma de discriminação. Valorizamos inovações e fornecedores que cuidam das pessoas e do meio ambiente e continuamente melhoramos nossos processos para minimizar os impactos ambientais negativos. Como estratégia de gestão de pessoas: enxergamos valor na diversidade, justiça na igualdade de oportunidades e direitos independentemente do gênero, cor, orientação sexual etc., estimulamos o desenvolvimento de jovens aprendizes e oportunidades de um trabalho digno para as pessoas com algum tipo de limitação ou deficiência e promovemos o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos colaboradores.

Investimos continuamente também na saúde e segurança dos nossos colaboradores e daqueles que estão ao nosso redor. Treinamentos periódicos, fornecimento e uso de equipamentos de proteção individual, implementação de procedimentos operacionais padrão, auditorias continuadas e realização de ações que minimizam os riscos relacionados a saúde e segurança são alguns dos esforços que realizamos diariamente.

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA

Para a Prátika a valorização da vida é condição fundamental para sua sobrevivência e seu sucesso empresarial. Assim, assume como compromissos:

  • Proporcionar condições e um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores e outras partes envolvidas;
  • Conscientizar e desenvolver seus colaboradores para que suas atividades sejam realizadas com segurança, bem como, não promova riscos a outras pessoas;
  • Atender aos requisitos legais, próprios e de clientes relacionados à saúde e segurança do trabalho;
  • Melhorar continuamente seus processos visando a prevenção de acidentes e incidentes